COLORIR PENSAMENTOS

HS SPECIALIST

CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem maisconscientes,eficientese felizes,atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 28 de novembro de 2010

Curso de Coaching e PNL

No início, a águia tem receio de voar sozinha mas, com a ajuda e o estímulo de um adulto alcança finalmente o sucesso, voando a grande altura, sozinha, como as outras aves. O gestor que ajuda outro a voar mais alto sente muito mais do que a satisfação do dever cumprido. Ajudar a crescer profissionalmente e ver esse crescimento traz maior contentamento do que qualquer outra recompensa.

O foco da presente abordagem é, essencialmente, o coaching executivo enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados, satisfação e bem-estar dos colaboradores.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Um atleta tem de equilibrar sempre o desenvolvimento do corpo, a mente e as emoções para atingir um balanço que lhe permita alcançar bons resultados na al ta competição. A integração destas três áreas é feita por ligações eficazes que se fazem com treino. Como o trei no é sempre um espelho da nossa vida, os pontos positivos e negativos são necessaria mente reflectidos, favorecendo às equipas e aos seus membros momentos de verdade que carecem de alguma humildade e empenho num processo contínuo de superação. Mesmo no des porto, os princípios do processo de aprendi zagem das pessoas e das equipas deixaram de ser meramente físicos ou técnicos, dada a forte componente psicológica que envolvem. É aqui que reside a maior dificuldade da actu alidade. As pessoas resistem frequentemente à mudança, moldam os desafios da realidade às exigências do seu conforto pessoal e olham para a oposição como factor de opressão e não de progresso. Os erros fazem parte de um processo natural do crescimento antes de se atingir o sucesso. Todas as pessoas erram. Mas nem todas es tão preparadas para aprender com os erros.


Um coach é alguém que tem a visão de heli cóptero, vê o todo e consegue aferir os im pactos dos nossos comportamentos nos ou tros e nos resultados da equipa. Para isso, ne cessita de ter um dom especial: o de comuni car. Em resultado, resta às empre sas criar mecanismos capazes de fornecer constantes espelhos às pessoas, incremen tando uma cultura de retornos de informação constantes. Só aumentando o sentido de pre ocupação individual, e colocando desafios pa ra que as mudanças das atitudes se façam, é que as organizações adquirem aptidões pa ra melhorarem a sua capacidade de adapta ção e gestão do inesperado.

Objectivos
o   Distinguir as diferenças entre Coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
o   Estabelecer relacionamento num processo de coaching: Percepção, feedback, ressignificação, contacto e confiança
o   Aplicar as técnicas Roda da vida, alavancagem, a linha do tempo, Âncoras
o   Estabelecer objectivos curto, médio e longo prazo
o   Estabelecer Meta-Objectivos e Proimprinting
o   Experienciar as técnicas dos níveis neurológicos
o   Trabalhar valores, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
o   Experienciar o poder das perguntas, das palavras, das afirmações e das metáforas no coaching
o   Dominar modelos de coaching de equipa
o   Aplicar Coaching de conflito
o   Transformar crenças limitadoras em potencializadoras
Competências a desenvolver
o   Auto e hetero-consciência;
o   Capacidade na performance e excelência pessoal e dos negócios;
o   Capacidade de identificação de metas, valores, missão e visão da empresa no mercado de trabalho;
o   Equilibra os propósitos da empresa com as necessidades humanas e os diferentes papéis vividos dentro da empresa e outros contextos;
o   Conduz ao desenvolvimento de competências de liderança focado nas habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos;
o   Organização do pensamento e emoções a nível individual e de equipa;
o   Orientação para a solução;
o   Permite gerir conflitos, optimizar o tempo e comunicar de forma eficiente.

Modelos utilizados internacionalmente
o   Spiral coaching (filosofia Ken Wilber)
o   Tipos de personalidade (Virginia Satir)
o   Performance e Mentoring coaching (Robert Dilts)
o   Emotional leadership Management (Daniel Goleman)
o   Organizational Constellation (Sparrer/ Von Kibed)
o   PNL (Richard Bandler e John Grinder)
Solution oriented brief coaching (Steve de Shazer)
 Destinatários:
 Interessados em aprofundar conhecimentos e técnicas na temática do coaching para empregar na sua vida pessoal e profissional.

Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

Tema
Conteúdo
O que é o Coaching?
História e áreas de coaching e PNL
Diferenças entre coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
Relacionamento de coaching: Percepção, feedback, contacto e confiança
4 passos do processo de coaching
Pressupostos para o coaching
Ética e como actuar como Coach profissionalmente
O que é a PNL?
Modelo de PNL
Como surgiu?
Pressupostos da PNL
Modelo de percepção e comunicação - Projecção e realidade
Ferramentas de comunicação em Coaching e PNL
Sistemas de representação
Rapport, calibragem,  espelhar e sincronizar
Análise de percepção sensorial
Feedback Sandwich
Comunicação verbal: auxiliares linguísticos
Sub-modalidades
Definição de objectivos
Diferentes instrumentos para a realização de sessões de coaching
Objectivos focados em resultados a curto, médio e longo prazo
Técnica Grow e Modelo SMART
Técnica de Instalação de Objectivos
Técnica do Futuro Brilhante
Técnica da Roda da Vida
Plano de Vida
Níveis Neurológicos
Imagem dos Níveis Neurológicos -
Linguagem dos Níveis Neurológicos
Alinhamento pessoal dos Níveis Neurológicos
Âncoras
Âncoras com uso de recursos
Valores e Crenças
Trabalho com valores, crenças, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
Investigação de valores
Modelo de Byron Katie sobre crenças
Técnica PNL & The Work
Linguagem  - Metamodelo
Modelos da linguagem – O poder das palavras, das afirmações, das perguntas e interpretação – Distorções, julgamentos
Coaching focado na solução
Perguntas poderosas focadas na solução, sistémicas, circulares, do milagre, de escala, de melhoria
Ressignificação
Ressignificação criativa (reframing) – contexto, conteúdo, inversa, de crenças
Metáforas
Metáforas no Coaching
Personalidade e emoções
Inteligência emocional - Daniel Goleman
Emoções na Liderança - Coleman
Liderança – técnica a Jornada do Heroi
Emoções na Liderança – Stephen Gilligan - Arquétipos
Modelo das personalidades – Virgínia Satir
Técnica das posições perceptivas
Adaptações e defesas
Coaching de equipas
Técnica Disney – Robert Dilts
Coaching de conflito
Coaching Provocativo
Técnica do Caleidoscópio
Técnica do círculo interno e e externo
Modelo do panorama social
Modelo Spiral coaching

1 comentário:

  1. Parabéns pelo post!
    Utilizar uma analogia como a do atleta permite que os leitores tenha noção do que precisa ser feito em suas vidas para que possam iniciar um processo de autoconhecimento e, com ele, desenvolvimento no mercado profissional que os levará ao sucesso que desejam...

    ResponderEliminar