No início, a águia tem receio de voar sozinha mas, com a ajuda e o estímulo de um adulto alcança finalmente o sucesso, voando a grande altura, sozinha, como as outras aves. O gestor que ajuda outro a voar mais alto sente muito mais do que a satisfação do dever cumprido. Ajudar a crescer profissionalmente e ver esse crescimento traz maior contentamento do que qualquer outra recompensa.
O foco da presente abordagem é, essencialmente, o coaching executivo enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados, satisfação e bem-estar dos colaboradores.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Um atleta tem de equilibrar sempre o desenvolvimento do corpo, a mente e as emoções para atingir um balanço que lhe permita alcançar bons resultados na al ta competição. A integração destas três áreas é feita por ligações eficazes que se fazem com treino. Como o trei no é sempre um espelho da nossa vida, os pontos positivos e negativos são necessaria mente reflectidos, favorecendo às equipas e aos seus membros momentos de verdade que carecem de alguma humildade e empenho num processo contínuo de superação. Mesmo no des porto, os princípios do processo de aprendi zagem das pessoas e das equipas deixaram de ser meramente físicos ou técnicos, dada a forte componente psicológica que envolvem. É aqui que reside a maior dificuldade da actu alidade. As pessoas resistem frequentemente à mudança, moldam os desafios da realidade às exigências do seu conforto pessoal e olham para a oposição como factor de opressão e não de progresso. Os erros fazem parte de um processo natural do crescimento antes de se atingir o sucesso. Todas as pessoas erram. Mas nem todas es tão preparadas para aprender com os erros.
Um coach é alguém que tem a visão de heli cóptero, vê o todo e consegue aferir os im pactos dos nossos comportamentos nos ou tros e nos resultados da equipa. Para isso, ne cessita de ter um dom especial: o de comuni car. Em resultado, resta às empre sas criar mecanismos capazes de fornecer constantes espelhos às pessoas, incremen tando uma cultura de retornos de informação constantes. Só aumentando o sentido de pre ocupação individual, e colocando desafios pa ra que as mudanças das atitudes se façam, é que as organizações adquirem aptidões pa ra melhorarem a sua capacidade de adapta ção e gestão do inesperado.
o Distinguir as diferenças entre Coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
o Estabelecer relacionamento num processo de coaching: Percepção, feedback, ressignificação, contacto e confiança
o Aplicar as técnicas Roda da vida, alavancagem, a linha do tempo, Âncoras
o Estabelecer objectivos curto, médio e longo prazo
o Estabelecer Meta-Objectivos e Proimprinting
o Experienciar as técnicas dos níveis neurológicos
o Trabalhar valores, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
o Experienciar o poder das perguntas, das palavras, das afirmações e das metáforas no coaching
o Dominar modelos de coaching de equipa
o Aplicar Coaching de conflito
o Transformar crenças limitadoras em potencializadoras
Competências a desenvolver
o Auto e hetero-consciência;
o Capacidade na performance e excelência pessoal e dos negócios;
o Capacidade de identificação de metas, valores, missão e visão da empresa no mercado de trabalho;
o Equilibra os propósitos da empresa com as necessidades humanas e os diferentes papéis vividos dentro da empresa e outros contextos;
o Conduz ao desenvolvimento de competências de liderança focado nas habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos;
o Organização do pensamento e emoções a nível individual e de equipa;
o Orientação para a solução;
o Permite gerir conflitos, optimizar o tempo e comunicar de forma eficiente.
Modelos utilizados internacionalmente
o Spiral coaching (filosofia Ken Wilber)
o Tipos de personalidade (Virginia Satir)
o Performance e Mentoring coaching (Robert Dilts)
o Emotional leadership Management (Daniel Goleman)
o Organizational Constellation (Sparrer/ Von Kibed)
o PNL (Richard Bandler e John Grinder)
Solution oriented brief coaching (Steve de Shazer)
Interessados em aprofundar conhecimentos e técnicas na temática do coaching para empregar na sua vida pessoal e profissional.
Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro
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| História e áreas de coaching e PNL |
Diferenças entre coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização |
Relacionamento de coaching: Percepção, feedback, contacto e confiança |
4 passos do processo de coaching |
Pressupostos para o coaching |
Ética e como actuar como Coach profissionalmente |
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Modelo de percepção e comunicação - Projecção e realidade |
Ferramentas de comunicação em Coaching e PNL | Sistemas de representação |
Rapport, calibragem, espelhar e sincronizar |
Análise de percepção sensorial |
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Comunicação verbal: auxiliares linguísticos |
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| Diferentes instrumentos para a realização de sessões de coaching |
Objectivos focados em resultados a curto, médio e longo prazo |
Técnica Grow e Modelo SMART |
Técnica de Instalação de Objectivos |
Técnica do Futuro Brilhante |
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| Imagem dos Níveis Neurológicos - |
Linguagem dos Níveis Neurológicos |
Alinhamento pessoal dos Níveis Neurológicos |
| Âncoras com uso de recursos |
| Trabalho com valores, crenças, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso |
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Modelo de Byron Katie sobre crenças |
Técnica PNL & The Work |
| Modelos da linguagem – O poder das palavras, das afirmações, das perguntas e interpretação – Distorções, julgamentos |
Coaching focado na solução | Perguntas poderosas focadas na solução, sistémicas, circulares, do milagre, de escala, de melhoria |
| Ressignificação criativa (reframing) – contexto, conteúdo, inversa, de crenças |
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| Inteligência emocional - Daniel Goleman |
Emoções na Liderança - Coleman |
Liderança – técnica a Jornada do Heroi |
Emoções na Liderança – Stephen Gilligan - Arquétipos |
Modelo das personalidades – Virgínia Satir |
Técnica das posições perceptivas |
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| Técnica Disney – Robert Dilts |
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Técnica do círculo interno e e externo |
Modelo do panorama social |
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Parabéns pelo post!
ResponderEliminarUtilizar uma analogia como a do atleta permite que os leitores tenha noção do que precisa ser feito em suas vidas para que possam iniciar um processo de autoconhecimento e, com ele, desenvolvimento no mercado profissional que os levará ao sucesso que desejam...